domingo, abril 30, 2006

D A N Ç A
ontem festejou-se mais um dia mundial
e como dias mundiais de qualquer coisa se vão festejando a torto e a direito,bom seria que os festejássemos diáriamente com a mesma intensidade.O da criança especialmente!
Mas vamos à Dança...





SALOMÉ

a terrível e bela dançarina


Salomé foi, depois de Eva, considerada a mulher mais malvada da história judaico-cristã. Há poucas figuras femininas no Antigo Testamento que tenham merecido por parte de escritores, autores de teatro, gravadores, pintores e compositores musicais a atenção que mereceu a jovem Salomé, filha de Herodias e sobrinha do tetrarca da Galileia - Herodes Antipas.À partida, pela sua beleza e sendo de estirpe real, Salomé teria nascido para fazer feliz qualquer mortal, mas o capricho de exigir a cabeça de João Baptista, transformou-a numa proscrita: a jovem que, sob um ar angelical, é possuidora da pior das perfídias, por usar o dom da sedução e o erotismo para conseguir os seus intentos. A Natureza, rezam os historiadores e a lenda, dera-lhe dons magníficos, um corpo escultural, cabelos negros sedosos, olhos de pantera, boca, braços e pernas perfeitos, como os de uma Vénus e, foi todos estes atributos que usou para mandar executar João Baptista

.






Tocava-se música e as bailarinas núbias e egípcias, ao som de alaúdes e flautas esvoaçavam entre os convivas. Os vinhos de Chipre e da Grécia enchiam taças de metais preciosos e reinava a alegria. Na sala do banquete só era permitida a entrada a elementos do sexo masculino. Bailarinas e escravas, não eram consideradas pessoas. Estavam ali para o prazer dos convidados. Era o costume do tempo.De repente, reza a lenda, a orquestra faz silêncio e, para surpresa de todos, aparece uma bailarina desconhecida acompanhada de escravas. Todos esquecem a refeiçãoo e não tiram os olhos daquela beleza sem rival - era Salomé. Ela vai dançar. As escravas passam-lhe pelo corpo perfumes, sândalo e outras essências. Colocam-Ihe nos braços e tornozelos pulseiras. Salomé está descalça e as suas vestes são tules e finas musselines transparentes, a fazerem adivinhar um corpo perfeito... e então Salomé começa a dançar. Eugénio de Castro, descreve-a assim:




"Radioso véu, mais leve que um perfume,
Cinge-a, deixando ver sua nudez morena,
Dos seus dedos flameja o precioso lume
E em cada mão traz uma pálida açucena.
E a infanta avança. ao som dos burcelins...


Como sonâmbula perdida
Em encantos, místicos jardins,
Dir-se-ia que dança desmaiando
Ao perfume das flores que estão em roda...
Dir-se-ia que dança e está sonhando...
Dir-se-ia que a estão beijando toda..."


Mas voltemos a Salomé...
Salomé termina a dança. Os aplausos são entusiastas. Os convidados de Herodes querem mais. E Herodes, louco de desejo, pede: "Salomé, dança mais uma vez!" Ela recusa, esquiva, mas de novo o tetrarca seu tio insiste: "Dança para mim outra vez! Se o fizeres, pede-me o que quiseres que te darei, nem que seja metade dos meus reinos. Tudo será teu!" Salomé hesita, mas depois, num relance, percebe que tem, naquele momento um poder imenso e vai usá-lo. Como? Caprichosa, e sem pestanejar, como quem tira um fruto maduro de uma taça, diz: "Quero a cabeça de João Baptista numa bandeja de prata." Herodes Antlpas fica branco, quase petrificado, não acredita no que ouve e diz-lhe para escolher algo diferente. Que peça jóias, tecidos caros mandados vir de longínquas paragens, os luxos mais inatingíveis, mas a cabeça do profeta não. Herodes tem medo, não é a bondade que o faz agir assim, ou talvez, lá no fundo, pense que aquele homem não merece a morte, porque não é um criminoso, não atentou contra a vida de ninguém, embora nesse tempo mandar matar fosse quase uma banalidade.Imperturbável, Salomé repete, sem hesitar: "Danço outra vez para ti, se me trouxerem a cabeça de João Baptista." E Herodes cede.


Pois é,
tempos outros em que qualquer uma pedia a cabeça de qualquer marmelo a troco de uma bela e erótica dança. Na versão de Oscar wilde (se não estou enganado) para teatro, Salomé tentou seduzir várias vezes João Baptista sem êxito...e meus amigos, mulher preterida.., CUIDADO, é capaz de tudo.









Bem.., e hoje, sem Herodes para satisfazer caprichos e Sócrates a fechar maternidades e o TGv na manga será que vamos ver os combóios a passar?
Será que já não rolaram pelas atlânticas e mediterrânicas areias umas tantas cabeças por uma Dança?
Salomé... Cucu, onde páras tu?




...estou com uma gripe do caraças, cheio de arrepios, 38,2 de temperatura axial e 39.1 anal;estou com uns calores, vou recolher-me, não vá piorar e as temperaturas altas dão para delirar...não vá aparecer a minha cabeça a prémio.



o som de fundo que ouvem é da indian slide guitar, uma éspécie de cítara, é tocada pela anoushka shankar, uma bela e famosa Fofa Indiana, filha do ainda mais famoso Ravi shankar, conhecido compositor e instrumentista.O marmelo que canta, não faço a mínima ideia quem seja.Só sei que esta musiquinha cantada foi gravada num concerto em tributo a George Harrison.

quinta-feira, abril 27, 2006








THESE BOOTS WERE MADE FOR WALKING.












I CAN´T BELIEVE THESE BOOTS WERE MADE FOR WALKING!








one of these days these boots are gonna walk all over me...



segunda-feira, abril 17, 2006
















sexta-feira, abril 14, 2006






Andrea Mantegna(Calvário) -Museu do Louvre
pintura sobre madeira-clicar na imagem para melhor apreciação.


quarta-feira, abril 12, 2006


ADORO ANDAR DE CARROSSEL





A MUSIQUINHA DESTAS CAIXAS

(CAROUSEL ORGAN BOX MUSIC)






É UMA MARAVILHA

(STREET ORGAN)


sábado, abril 08, 2006








GEORGIA ON MY MIND









Georgia on my Mind, escrita por Stuart Gorrell e música de Hoagy Carmichael ,foi adoptada como canção oficial do estado de Geórgia. Subsiste a dúvida ainda hoje e rumores da época apontam que, Gorrell teria escrito para a Irmã de Carmichael que se chamava Georgia.
Tanto Gorrell como Carmichael não viviam ou tinham nascido na Geórgia e que teria sido o motorista de Ray a convencê-lo a adoptar a música para a sua terra natal.
A verdade é que a letra original, não muito diferente desta, levou alguns remendos
.

Georgia-Richard Greene

Aqui em cima a música de Richard Greene é bem diferente!...[ não perdendo o meu raciocínio, deixo a Georgia para trás..],embora não haja uma interligação muito directa,tudo isto vem a propósito de ter lido num blogue de um Amigo virtual pelo qual tenho um apreço especial...este mundo é muito pequeno; vim a saber que a minha irmã,teve a oportunidade de o conhecer através de outros amigos; esta coisa chamada terra é mesmo uma bolinha. [não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, quem sabe um dia nos encontramos;faz-me lembrar o meu falecido Pai,na simplicidade como descreve as suas histórias,coisa que eu não sei fazer e que só está ao alcance de alguns! E para além disso temos pelo menos duas coisas em comum "Detestamos Paneleirices" e " Admiramos Carlos Martins Pereira..], uma série de textos sobre Gent ou Genth, na Bélgica, que me fez lembrar uma situação caricata em Bruges,da qual fui protagonista. E quanto mais lia mais eu navegava para outras idênticas por essa Europa fora.Serviu-me de inspiração para o próximo post, ao qual já dei o título " Um Americano na Europa", embora nessas caricatas situaçoes me tivessem chamado de Gringo e outras de Yankee...mas depois conto!

Para Rematar vou colar aqui mais um quadro de C.Martins Pereira, este e o que já exibi anteriormente, convivem comigo diáriamente e gozem esta belíssima interpretação de Ray charles.

martins pereira


terça-feira, abril 04, 2006

形容詞 THINGS







再見鋼琴




QUEIROSIDADES
蕃茄 e um
公共汽車
DEPOIS
DE TANTO ANDAR E ANDAR, A PÉ, DEU-ME CÁ UMA VONTADE IR AO
名詞 do xixi
ENTRETANTO ESTAVA EU TODO ENTRETIDO QUANDO
UMA CHINOCA ME DISSE
它牌子
(AQUILO NÃO É UM SETE, NEM PENSEM)
APANHEI CÁ UM SUSTO, MAS TUDO
FICOU NUMA DE DIPLOMACIA.FIQUEI A SABER PORQUE CARGA D'ÁGUA AS CHINESAS FALAM MUITO RÁPIDO E TUDO É
MAIS BARATO.
SÃO UMAS DESPACHADAS!
ISTO DA GLOVULIZAÇÃO É MATÉRIA A QUE DEVEMOS ESTAR ATENTOS E PARA ISSO BASTA ESTAR ATENTOS AOS MERCADOS...E APRENDE-SE!
SINAIS DOS TEMPOS DE HOJE
QUE POR ACASO ESTEVE UM DIA SOALHEIRO E PRIMAVERIL.




HOJE ATÉ DAVA PARA UMA
SUECADA
OU UMAS ESPADAS...OH SENÃO DAVA!





QUE RICO DIA ESTAVA HOJE PARA A
狐狸

This page is powered by Blogger. Isn't yours?