segunda-feira, julho 18, 2005
(um dos maiores falsificadores do sec.XX)
Jesus entre os Doutores
(diante do tribunal para provar que era falsificador pintou com perfeição o quadro Jesus entre os Doutores)
Pintor de qualidade, Hans Van Meegeren nunca ambicionou a fama, preferindo falsificar quadros de Vermeer e outros grandes artistas holandeses, vendendo-os a bom preço. Não só falsificava obras existentes como criava outras que tais artistas jamais sonharam pintar, fazendo-as passar por autênticas.
No término da Segunda Guerra Mundial, o governo holandês, começou a procurar colaboradores do nazismo. Atirou no que viu e acertou o que não viu: um homem preso, acusado de colaborar com o nazismo, era o pintor até então desconhecido, Hans. A. Van Meegeren (1889-1947), que vendeu a valiosa pintura do famoso artista holandês Vermeer (1632-1675) para o não menos famoso oficial nazi Hermann Wilhelm Goering (1893-1946). Goering, braço direito de Hitler, foi condenado à forca pelo Tribunal de Nuremberga, suicidando-se antes da execução.
O erro fatal de van Meegeren foi, durante a guerra, vender um falso "Vermeer", por alto um valor, a Goering . Van Meegeren foi considerado colaborador dos invasores nazis, tendo de provar que era apenas um bom e "honrado" falsificador de obras de arte.
Ele defendeu-se da séria acusação de colaboracionista, justificando que a pintura era uma fraude. Ele mesmo teria pintado o quadro Mulher adúltera, atribuindo-o a Vermeer, mas, descobriu-se que o artista nunca havia pintado tal quadro.
No princípio, ninguém acreditou que ele estivesse a dizer a verdade, até que o próprio Meegeren, frente ao tribunal, pintou com perfeição o quadro Jesus entre os Doutores, até então considerado pelos peritos como um autêntico trabalho de Vermeer.
A partir daí foram descobertas dezenas de falsificações não só de Veermer como de Frans Hals e de outros pintores holandeses históricos, feitas pelo Meegeren (inclusive quadros famosos como Cristo na casa de Emmaus que estava no museu oficial, autenticado como legítimo e considerado um património cultural da Holanda).
Hans Van Meegeren (1889-1947), provavelmente o falsificador mais conhecido do Século 20, foi aliviado da prisão como colaborador, porém preso como falsificador.
Poucos meses depois, morria na prisão, mas foi transformado em herói, pelo feito impar de ter conseguido enganar Goering.