sexta-feira, julho 01, 2005

Posted by Picasa

Madalena Sá e Costa,Peggie Sampson,Helena Sá e Costa

(esta foi a fotografia possível que consegui obter com estas duas divas da Urbe Portuense , juntas... num sítio dedicado a Guilhermina Suggia.

O fotógrafo distraído, amputou o lado esquerdo de Helena Sá e Costa.)

A propósito de uma entrevista dada pela Prof. Madalena à televisão, algumas lágrimas de emoção escaparam-me destes olhos saudosos!
Conheci a Prof Madalena Sá e Costa ocasionalmente, mas a sua Irmã, Helena Sá e Costa, a sua casa no largo da Paz fui várias vezes .
Tive o prazer de a conhecer e às escondidas teclar nos seus pianos! Não fui seu aluno nem tão pouco sei tocar uma simples nota!
Mas passei lá momentos inesquecíveis.Bem, o que me trouxe até aqui escrever umas palavrecas , foi mostrar a minha inabilidade para estas coisas da Net.
É verdade, sabem quantas vezes digitei o nome destas duas Senhoras, nesses tais motores de busca? Uma infinidade de vezes. Estes motores ou são ainda a manivela, ou então não acredito no que vi! Vi nada, isto é , algumas coisas associadas ali ou acolá.
Que o Porto (gentes do Porto) , passaram sempre ao lado das artes, lá isso é verdade e que os grandes artistas, partiram para mundos bem distantes, também é verdade.Musicos ,Pintores Arquitectos etc... se projectaram fora da sua cidade que não os acolheram da forma mais condigna, também é verdade!
Esperemos que as coisas mudem.A nova Casa da Musica é apetecível, mas não será ela por si propria que vai alterar esta mentalidade tacanha, pois outras salas já existiam,.
(leia-se pequeno excerto:-
O período mais brilhante da história musical do Porto deve-se, porem, à acção do violinista, pedagogo e musicógrafo Bernardo Moreira de Sá, verdadeiro renovador da cultura musical e iniciador de uma dinastia de músicos que se prolonga hoje nas suas netas: a pianista Helena de Sá e Costa e a violoncelista Madalena Sá e Costa.)

Como é possível não se encontrar documentação disponível condigna, que nos fale um pouco do trajecto da sua vida (delas), toda ela dedicada à musica, e à sua dedicação à formação de novos músicos, a maioria deles, Nomes bem conhecidos?
Só consegui apanhar alguns fogachos ali e acolá.Estarei enganado? Bem gostaria! Vou continuar a procurar.
Por sorte e muita insistência , la consegui apanhar uma Reportagem da TSF, que me fez lembrar uma vez mais aquele salão e os dois pianos. Nesta reportagem, faço notar que só ao minuto três começa com uma entrevista a Pedro Brumester, Helena Sá e Costa e sua Irmã Madalena em casa (hoje) das duas irmãs , e incluindo uns acordes de Bach tocados pela Prof. Helena.
Para ouvir a reportagem clique aqui





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?