domingo, setembro 11, 2005

0.5 % De crescimento da nossa Economia no 1º Semestre
MAIS UMA IMBECILIDADE

Primeiro a notícia "Entusiástica" e depois a análise...
Isto só possível num país à beira da derrocada! Só se a intenção fosse a de melhorar os índices de confiança dos investidores, mas mesmo assim de mau gosto. Como se fosse possível determinar e afirmar que a nossa economia teria um efectivo crescimento, quando todos sabemos as razões que levaram a esse crescimento.
Um crescimento pontual, devido ao aumento do IVA disparando o consumo na ânsia de alguma poupança e por outro lado a diminuição das importações.

Se tivermos em linha de conta que o nível das exportações não cresceu e o investimento está em desaceleração, fácil será concluir que estamos a falar de um crescimento não sustentado, mas pontual pelos motivos já apontados.
Quando se sabe que um país vive das receitas das exportações e essas estão estabilizadas e do investimento com a criação de novos postos de trabalho inexistente...só por eleitoralismo quiçá por incompetência ou mesmo falta de escrúpulos e seriedade se pode fazer uma afirmação deste tipo.Quando os indicadores para o último trimestre apontam entre os quais um forte desaceleração das exportações dos têxteis, (19/23% das exportações) o aumento do desemprego, a cotação do petróleo ao nível que está e o investimento não dá sinais de revitalização, que mais nos resta? A desvalorização do Euro versus Dólar de forma a sermos competitivos.Mas Como? O tecido produtivo aos níveis que está!!!
Muito Complicado.

Mais, o facto de as importações terem diminuído, podem ser maus indicadores.
Somos um país transformador, e como tal dependentes de matérias-primas a importar. Há que perceber qual ou quais sectores que são responsáveis por esse Facto.Para termos a certeza do que está acontecer resta-nos esperar até ao final do ano e aí sim temos as contas. Sou Português e como tal desejo o melhor para o meu país, simplesmente tento fazer uma leitura correcta do estado da Economia deste País em função dos elementos que possuo e que são públicos, simplesmente, nada mais. Reitero o meu pessimismo e infelizmente não vislumbro boas notícias.

Gostava de estar enganado.

NOTA: Por lapso, ao colar o texto aqui, copiei o texto não revisto
O texto encontra-se neste momento actualizado.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?