domingo, abril 30, 2006
SALOMÉ
a terrível e bela dançarina
Salomé foi, depois de Eva, considerada a mulher mais malvada da história judaico-cristã. Há poucas figuras femininas no Antigo Testamento que tenham merecido por parte de escritores, autores de teatro, gravadores, pintores e compositores musicais a atenção que mereceu a jovem Salomé, filha de Herodias e sobrinha do tetrarca da Galileia - Herodes Antipas.À partida, pela sua beleza e sendo de estirpe real, Salomé teria nascido para fazer feliz qualquer mortal, mas o capricho de exigir a cabeça de João Baptista, transformou-a numa proscrita: a jovem que, sob um ar angelical, é possuidora da pior das perfídias, por usar o dom da sedução e o erotismo para conseguir os seus intentos. A Natureza, rezam os historiadores e a lenda, dera-lhe dons magníficos, um corpo escultural, cabelos negros sedosos, olhos de pantera, boca, braços e pernas perfeitos, como os de uma Vénus e, foi todos estes atributos que usou para mandar executar João Baptista
.
Tocava-se música e as bailarinas núbias e egípcias, ao som de alaúdes e flautas esvoaçavam entre os convivas. Os vinhos de Chipre e da Grécia enchiam taças de metais preciosos e reinava a alegria. Na sala do banquete só era permitida a entrada a elementos do sexo masculino. Bailarinas e escravas, não eram consideradas pessoas. Estavam ali para o prazer dos convidados. Era o costume do tempo.De repente, reza a lenda, a orquestra faz silêncio e, para surpresa de todos, aparece uma bailarina desconhecida acompanhada de escravas. Todos esquecem a refeiçãoo e não tiram os olhos daquela beleza sem rival - era Salomé. Ela vai dançar. As escravas passam-lhe pelo corpo perfumes, sândalo e outras essências. Colocam-Ihe nos braços e tornozelos pulseiras. Salomé está descalça e as suas vestes são tules e finas musselines transparentes, a fazerem adivinhar um corpo perfeito... e então Salomé começa a dançar. Eugénio de Castro, descreve-a assim:
"Radioso véu, mais leve que um perfume,
Mas voltemos a Salomé...
Pois é,
Bem.., e hoje, sem Herodes para satisfazer caprichos e Sócrates a fechar maternidades e o TGv na manga será que vamos ver os combóios a passar?
...estou com uma gripe do caraças, cheio de arrepios, 38,2 de temperatura axial e 39.1 anal;estou com uns calores, vou recolher-me, não vá piorar e as temperaturas altas dão para delirar...não vá aparecer a minha cabeça a prémio.
o som de fundo que ouvem é da indian slide guitar, uma éspécie de cítara, é tocada pela anoushka shankar, uma bela e famosa Fofa Indiana, filha do ainda mais famoso Ravi shankar, conhecido compositor e instrumentista.O marmelo que canta, não faço a mínima ideia quem seja.Só sei que esta musiquinha cantada foi gravada num concerto em tributo a George Harrison.
quinta-feira, abril 27, 2006

THESE BOOTS WERE MADE FOR WALKING.
I CAN´T BELIEVE THESE BOOTS WERE MADE FOR WALKING!
one of these days these boots are gonna walk all over me...
segunda-feira, abril 17, 2006
sexta-feira, abril 14, 2006
quarta-feira, abril 12, 2006
ADORO ANDAR DE CARROSSEL
A MUSIQUINHA DESTAS CAIXAS
(CAROUSEL ORGAN BOX MUSIC)
É UMA MARAVILHA
(STREET ORGAN)
sábado, abril 08, 2006

Tanto Gorrell como Carmichael não viviam ou tinham nascido na Geórgia e que teria sido o motorista de Ray a convencê-lo a adoptar a música para a sua terra natal.
A verdade é que a letra original, não muito diferente desta, levou alguns remendos.

Georgia-Richard Greene
Aqui em cima a música de Richard Greene é bem diferente!...[ não perdendo o meu raciocínio, deixo a Georgia para trás..],embora não haja uma interligação muito directa,tudo isto vem a propósito de ter lido num blogue de um Amigo virtual pelo qual tenho um apreço especial...este mundo é muito pequeno; vim a saber que a minha irmã,teve a oportunidade de o conhecer através de outros amigos; esta coisa chamada terra é mesmo uma bolinha. [não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, quem sabe um dia nos encontramos;faz-me lembrar o meu falecido Pai,na simplicidade como descreve as suas histórias,coisa que eu não sei fazer e que só está ao alcance de alguns! E para além disso temos pelo menos duas coisas em comum "Detestamos Paneleirices" e " Admiramos Carlos Martins Pereira..], uma série de textos sobre Gent ou Genth, na Bélgica, que me fez lembrar uma situação caricata em Bruges,da qual fui protagonista. E quanto mais lia mais eu navegava para outras idênticas por essa Europa fora.Serviu-me de inspiração para o próximo post, ao qual já dei o título " Um Americano na Europa", embora nessas caricatas situaçoes me tivessem chamado de Gringo e outras de Yankee...mas depois conto!
Para Rematar vou colar aqui mais um quadro de C.Martins Pereira, este e o que já exibi anteriormente, convivem comigo diáriamente e gozem esta belíssima interpretação de Ray charles.
martins pereira
terça-feira, abril 04, 2006
HOJE ATÉ DAVA PARA UMA
QUE RICO DIA ESTAVA HOJE PARA A 狐狸